Essencial para tratamentos e intervenções urgentes, o sangue funciona como um transportador de substâncias importantes para o funcionamento do corpo. Por isso, as doações de sangue são tão primordiais para um sistema de saúde eficaz. Com apenas uma doação, você pode salvar até quatro vidas! 

No Dia Mundial do Doador de Sangue, o Instituto Unimed truxe o cantor Neto Fagundes para doar sua voz por uma causa muito importante. Clique aqui para assistir!

 

Quando for realizar a doação, siga rigorosamente as recomendações de prevenção do local escolhido e do Ministério da Saúde:

Antes de se deslocar, certifique-se dos procedimentos do local de doação escolhido. Ligue com antecedência para confirmar se é preciso agendar um horário e para receber as orientações do serviço.

O Ministério da Saúde recomenda que doadores que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de regiões com casos autóctones de infecções pelo vírus SARS-Cov-2 estão inaptos a doar por 14 dias após o retorno dessas áreas.

Se caso você receber a vacina da Covid-19 da marca Coronavac, aguarde 48 horas para doar sangue. Para as marcas Astrazeneca e Oxford, aguarde 7 dias.

Doadores que tiveram contato, nos últimos 30 dias, com pessoas com diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções por SARS-CoV-2 estão inaptas a doar pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas.

Doadores que tiverem diagnóstico positivo para a Covid-19 estão inaptos à doação por 30 dias após completa recuperação.