No Dia da Árvore, celebrado em 21 de setembro, queremos contar um pouco sobre um dos nossos projetos mais especiais!

 

Sabendo que a participação das crianças é fundamental para assegurar um futuro mais sustentável, o Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS, ao longo deste mês, entrega aos bebês nascidos em sua Unidade Materno-Infantil sementes de acácia amarela. A ação é realizada pelo setor de Gestão de Sustentabilidade.

 

Além de proporcionar à família a oportunidade de plantar uma nova árvore na natureza, reafirmando seu compromisso de cuidar do planeta, a Unimed Nordeste-RS oferece um presente carinhoso que simboliza, como a sementinha, o nascimento dessa nova vida.

 

“Atendendo à Política de Sustentabilidade da cooperativa e aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 3, 11 e 17 da ONU, nosso projeto visa promover o cuidado com essas novas vidas e também com o nosso planeta. Quando uma criança nasce, para a Unimed Nordeste-RS nasce também uma nova vida na natureza, pois esta precisa ser cuidada com amor e carinho, representando o nosso Jeito de Cuidar e nossa preocupação com as futuras gerações”, destaca Andressa Duarte, analista de sustentabilidade da Unimed Nordeste-RS.

 

A entrega das sementes está relacionada à Calculadora CO²e da Unimed Nordeste-RS, que monitora todas as emissões de CO² da cooperativa no meio ambiente. Contando com o Certificado de Uso de Energia Renovável da Mercatto Energia, só em 2022 a Unimed Nordeste-RS reduziu 383,99 t de CO², o equivalente a 2.742 árvores poupadas!

 

“Todos que recebem a semente ficam muito felizes. Os pais associam o nascimento do seu filho à semente recebida, que poderão plantar e cultivar. O crescimento dessa planta é ligado também ao crescimento do seu bebê. Além disso, claro, estão ajudando a natureza, minimizando as emissões de CO²”, observa Mônica Lopes de Oliveira, coordenadora de Enfermagem da Unidade Materno-Infantil.

 

“Essa entrega representa acima de tudo uma nova vida. (Nossa experiência no Complexo) foi diferenciada. Para nós, é um sentimento especial e muito acolhedor”, define Alencar Silveira Flor, papai da recém-nascida Vithoria.

 

Alencar Silveira Flor, Franciele Abreu Teixeira e a bebê Vithoria

 

Esta é apenas uma pequena parte de nossos esforços contínuos para reduzir nosso impacto ambiental e contribuir para um mundo mais verde. Confira aqui outras ações de sustentabilidade e continue acompanhando as notícias da Unimed Nordeste-RS para saber mais!