Foi inaugurada, nesta quarta-feira (29), a primeira ala do Recanto da Compaixão Frei Salvador, em Caxias do Sul. O evento ocorreu na sede da instituição e reuniu idealizadores, autoridades, apoiadores e convidados.
Foto: Tatieli Sperry
Uma apresentação a capella do Coro Unimed Nordeste-RS deu início à cerimônia, ao final da tarde. Sob regência do maestro Ivan Montanha, os cantores voluntários surpreenderam os presentes com um repertório emocionante.
Idealizado pelo Frei Jaime Bettega e administrado pelo Mão Amiga, associação que tem apoio da Unimed Nordeste-RS, o projeto do Recanto da Compaixão Frei Salvador se dá partir da revitalização do antigo prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), ao final da Rua Pinheiro Machado. O espaço, agora, será um abrigo para atender cerca de 125 idosos em situação de vulnerabilidade social.
Os 1.406,40m² do primeiro andar do prédio entregues nesta semana contemplam a recepção, o setor de cuidados à saúde com as salas de fisioterapia, podologia, odontologia e geriatria, nutricionista, fonoaudiologia e psicologia, sala de medicamentos, duas suítes de isolamento, expurgo e depósito de material de limpeza.
No térreo também funcionarão o setor administrativo com sala de reuniões, sala da assistência social, sala da administração, central de lógica e lavabos de atendimento ao público, vestiários e área de descanso dos funcionários. No local, haverá ainda a área de uso dos idosos residentes com 13 suítes (quartos e banheiros com pisos aquecidos) no total de 49 leitos – mais a enfermaria, rouparia e salas de convivência e visitas. Essa é a primeira de quatro etapas de conclusão.
A obra
Todo o valor necessário para a reforma e ampliação foi captado junto à comunidade, fornecedores, poder público e privado. Para saber mais sobre o projeto, acesse a página oficial do Recanto da Compaixão, clicando aqui.