Unir esforços para aproximar pessoas e criar oportunidades é o que move a parceria entre a Unimed Nordeste-RS e o Banco do Vestuário, programa pertencente à Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação de Caxias do Sul. Desde 2009, por meio do seu setor de Gestão de Sustentabilidade, a cooperativa desenvolve ações em conjunto com o Banco, participando ativamente de seus cursos de corte e costura.

 

 

As capacitações abrem caminhos para que os participantes deem início a uma nova profissão ou especializem-se ainda mais no ramo do vestuário. Atualmente, a parceria viabiliza os cursos de Modelagem de Roupas e de Noções Básicas de Costura, além do projeto Costurando Laços, cujos integrantes produzem, de forma voluntária, peças com muito carinho e cuidado para serem entregues aos pacientes da Unimed Nordeste-RS. Exemplo disso é a próxima leva de almofadas de amamentação, destinadas às mamães que darão à luz seus bebês no Complexo Hospitalar Unimed Nordeste-RS neste Agosto Dourado.

 

A denominação do mês foi criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para conscientizar mães, pais e profissionais da saúde a respeito da importância do aleitamento materno. Assim, no próximo mês, 130 almofadas serão distribuídas às clientes da Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar Unimed.

 

Com um desenho anatômico que considera o conforto da mulher, bem como o posicionamento correto do bebê na hora de mamar, o acessório virou item de desejo de muitas mamães. As peças exclusivas transformam-se em presentes carregados de emoção pelas mãos de quem as confecciona, como conta a voluntária Marta Webber:

 

“A gente se sente muito mais feliz em ver o produto pronto e oferecer, do que receber o presente. Confeccionar o presente te transforma. No voluntariado, você mais recebe do que dá. O dia do voluntariado é especial e é um compromisso. A gente sabe que não é ‘vir quando quer, na hora que quer’. Não, a gente assumiu um compromisso, porque sabe que valor tem isso. A cada peça, você coloca um monte de carinho, quer fazer bem feita, bonita, porque ela é única.”

 

Além dos benefícios à saúde emocional descritos pelos voluntários, que falam em “alimento para a alma”, o voluntariado também é um excelente propulsor de aprendizados, convivência e amizades.

 

“Esses momentos de entrega são importantes, porque fecham um pequeno ciclo de um dos nossos projetos mais queridos, que é o voluntariado. A Unimed tem nos apoiado há muitos anos e essa parceria só aumentou. Começou lá na modelagem, depois veio para o voluntariado, se estendeu para o corte e costura. E se esse projeto dá certo é porque as pessoas se envolvem, se comprometem e fazem um trabalho de excelência”, acrescenta Fabiana Schleder, coordenadora do Banco do Vestuário.

 

Além das mamães que darão à luz no Complexo Hospitalar Unimed durante o Agosto Dourado, as entregas também contemplam outras datas especiais ao longo do ano: pacientes hospitalizados no Natal e os pequenos internados durante a época de Páscoa e no Dia das Crianças. Em 2020, mais no começo da pandemia, os estudantes também confeccionaram centenas de máscaras, a fim de que mais pessoas pudessem se proteger da covid-19.

 

Saiba mais: Mochilas de coelho produzidas pelos integrantes do Banco do Vestuário de Caxias do Sul serão entregues aos pequenos internados no Complexo Hospitalar nesta Páscoa

 

Almofadas com rostinho de boneco de neve produzidas pelos integrantes do Banco do Vestuário de Caxias do Sul serão entregues aos pequenos internados no Complexo Hospitalar neste Natal

 

Complexo Hospitalar Unimed presenteia pacientes internados no Dia das Crianças com mochilas em forma de ovelhinha confeccionadas por voluntários do Banco do Vestuário