Na próxima terça-feira (27), o Brasil comemora o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho. A data tem como objetivo lembrar e conscientizar empregadores, trabalhadores, governo e sociedade sobre a importância da adoção de medidas preventivas que reduzam ou eliminem os riscos ocupacionais. Afinal, são essas medidas que levam à promoção de ambientes de trabalho mais seguros e saudáveis.

Para entender mais sobre o assunto, conversamos com Roque Puiatti, consultor de Saúde Ocupacional na Unimed Nordeste-RS. Confira a entrevista na íntegra:

Como são caracterizados os acidentes de trabalho?

 

Acidente de trabalho é aquele que ocorre com o funcionário durante o serviço ou no trajeto entre a residência e o local de trabalho, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, e acarretando a perda ou redução da capacidade para o trabalho ou, ainda, a morte. Além disso, as doenças relacionadas com o trabalho podem ser enquadradas nessa categoria, segundo a Lei nº 8.213/91.

Qual é o histórico do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho?
O Bra

sil foi o primeiro país a ter um serviço obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho em empresas com mais de 100 funcionários. Esse passo foi dado no dia 27 de julho de 1972, quando foram publicadas as portarias de nº 3236, que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador, e a de nº 3237, que tornou obrigatórios os serviços de medicina do trabalho e engenharia de segurança do trabalho em todas as empresas com um ou mais trabalhadores. Por isso, a data foi escolhida para ser o Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho.

E como se dá esse cenário aqui hoje?
A realidade dos acidentes de trabalho no país é preocupante, com média de 700 mil casos por ano, tendo, a cada 3 horas e 40 minutos, a morte um trabalhador devido a acidentes em serviço, segundo estatísticas da Previdência Social. Estudos estimam um impacto de aproximadamente R$ 55 bilhões por ano para a sociedade brasileira, com o pagamento de benefícios acidentários, aposentadorias e custos para as empresas, trabalhadores e suas famílias.

Daí a importância de regulamentações e de datas como essa, certo?


Certo! Investir na prevenção de acidentes do trabalho, além de obrigatório pela legislação trabalhista, tem o potencial de ganhos em produtividade, em qualidade, na manutenção de uma força de trabalho motivada e na imagem da empresa. Também reduz ou elimina passivos trabalhistas, previdenciários e acidentários. Os acidentes de trabalho não ocorrem por acaso e, sim, por um conjunto de diversas causas. Somente a adoção de efetivas medidas de prevenção, após a compreensão das causas, é que propiciará sua prevenção. Nesse contexto, tem-se como elemento fundamental para a prevenção o cumprimento da Normas Regulamentadoras (NR) de segurança e medicina do trabalho.

Como funciona a prestação de serviços em Saúde Ocupacional na Unimed?


A Saúde Ocupacional da Unimed Nordeste-RS conta com uma equipe própria e qualificada de profissionais de medicina e segurança de trabalho, formada por médicos do trabalho cooperados, engenheiros de segurança, técnicos de segurança, entre outros. Ela atua cotidianamente, colaborando com as empresas na Gestão da Saúde Ocupacional de seus funcionários; na elaboração do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO); e na realização de exames de saúde ocupacional, audiométricos e outros complementares exigidos pela legislação. Nessa linha de ações com as empresas clientes, a Saúde Ocupacional da Unimed Nordeste-RS também dedica especial atenção às Pequenas e Microempresas (PME), com atividades específicas de orientação, auxílio com materiais informativos e canais de contatos permanentes e com profissionais dedicados, para que essas empresas possam melhorar as suas condições e ambientes de trabalho. A prevenção de acidentes envolve, por exemplo, a gestão de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e Proteções Coletivas (EPC), as Ordens de Serviços (OS) e o controle de produtos químicos, entre outros. A Unimed Nordeste-RS compreende que a prevenção de acidentes agrega valor às empresas e oportuniza ganhos em qualidade, produtividade e para a imagem da organização. Para a Unimed, a prevenção de acidentes no trabalho deve ser compreendida como investimento, pois o resultado será a proteção da saúde ocupacional e da integridade física dos funcionários.

Saúde Ocupacional Unimed

Maior segurança, qualidade de vida e melhoria continua da saúde do cliente Unimed no ambiente de trabalho. Com uma equipe completa e qualificada de profissionais da área de saúde, a Saúde Ocupacional Unimed oferece total confiabilidade na elaboração e na execução dos programas exigidos pela legislação de Medicina e Segurança do Trabalho, possibilitando para a empresa a diminuição do absenteísmo e os riscos de acidentes e doenças.
• atendimento nacional
• atendimento às normas regulamentadoras de medicina preventiva
• promoção de saúde e qualidade de vida
• estrutura exclusiva e atendimento diferenciado