Assim como todo o Complexo Hospitalar, o Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS é referência na região sul em tecnologia, segurança e qualidade em procedimentos cirúrgicos de baixa, média e alta complexidade, mas você sabe na prática o que significa isso? Confira abaixo 5 motivos pelos quais estamos entre os principais centros cirúrgicos do país e somos a principal referência em nossa região:

 

Leia também: Equipe Multidisciplinar - Como profissionais de diferentes áreas colaboram para o melhor tratamento

 

1. Ampla estrutura e equipamentos de última geração

 

Uma das características que diferenciam o Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS é a sua estrutura física moderna e completa. Com um total de 13 salas operatórias, incluindo três salas temáticas para atendimento pediátrico, o centro cirúrgico está preparado para realizar procedimentos de diversos portes.

 

 

Além disso, também oferece aos pacientes:

 

  • Sala de hemodinâmica;
  • 27 leitos de recuperação anestésica para adultos;
  • 6 leitos específicos para pacientes pediátricos com ambiente lúdico e acolhedor para as crianças.

 

2. Atenção especial para o atendimento pediátrico

 

Além das salas operatórias temáticas, o Centro Cirúrgico oferece locais de atendimento ao público pediátrico em toda sua jornada pelo espaço, com sala de admissão com TV, brinquedos, presença e acompanhamento de um responsável em todo processo (exceto durante o ato cirúrgico).

 

 

 

Entre outros processos realizados para minimizar os sentimentos negativos gerados no momento do procedimento, a criança recebe ao adentrar o Centro Cirúrgico uma capa de super-herói. Além disso, a equipe de sala cirúrgica também utiliza de vestimenta com temas infantis sempre que possível.

 

 

3. Acompanhamento especializado e próximo do paciente em todo processo

 

De forma geral, o agendamento das cirurgias no Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS ocorre sempre após criteriosa análise médica. Durante o pré-operatório (que inicia já no momento da notificação da cirurgia), o paciente passa por uma série de avaliações e exames necessários para garantir a segurança do procedimento, como autorização pela operadora de saúde, avaliação anestésica e/ou cardiológica, exames laboratoriais e de imagem, dentre outros cuidados específicos solicitados pelo cirurgião.

 

Já no pós-operatório, a equipe multidisciplinar, composta por profissionais de enfermagem, fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, farmácia, psicologia e assistência social, acompanha o paciente desde a sala de recuperação até a alta hospitalar. Após a alta, são fornecidas orientações para os cuidados em casa e retorno ao consultório médico para reavaliação.

 

 

4. Rigorosos protocolos e medidas de segurança

 

A segurança dos pacientes é prioridade no Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS. Para garantir a excelência em segurança, são adotados rigorosos protocolos em todos os procedimentos realizados no espaço como, por exemplo, o Protocolo de Cirurgia Segura baseado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde (OMS). Isso garante a qualidade do atendimento desde a admissão do paciente no centro cirúrgico, na sua permanência na sala operatória e antes da transferência para a sala de recuperação. Durante esses momentos, são realizadas verificações detalhadas para garantir a integridade do paciente.

 

Leia mais: Certificações, equipe multidisciplinar e até mesmo Dia do Desejo: como funciona o Setor de Internações da Unimed Nordeste-RS?

 

Confira alguns dos principais protocolos adotados pelo Centro Cirúrgico da Unimed Nordeste-RS:

 

  • Protocolo de normotermia: permite que o paciente permaneça aquecido, da entrada à saída do centro com a utilização de manta térmica disponível em todas as salas cirúrgicas e de recuperação;

 

  • Protocolo de manejo da sede adulto e pediátrico no pós-operatório imediato: realização de escalas para garantir a segurança ao ofertar o picolé mentolado, recurso preparado pelo Serviço de Nutrição e Dietética do Complexo Hospitalar e entregue ao paciente na tentativa de minimizar a sede (para pacientes que não podem ingerir líquidos no período pós-operatório); 

 

  • Fluxo de atendimento diferenciado ao paciente portador de TEA (transtorno do espectro autista): contato prévio do enfermeiro do Centro Cirúrgico com o paciente e a família para oferecer um atendimento com maior agilidade e empatia desde a chegada do paciente até a alta hospitalar;

 

  • Protocolo de cirurgia cardíaca: pacientes são encaminhados a um atendimento multiprofissional no Espaço + Saúde para avaliação e orientação prévias ao procedimento cirúrgico. Após a realização da cirurgia cardíaca, este paciente recebe a visita pós-operatória de enfermagem, bem como uma cartilha de orientações para a recuperação em sua residência, com a possibilidade de encaminhamento do paciente ao Instituto de Medicina do Esporte da Universidade de Caxias do Sul para reabilitação cardiopulmonar.

 

 5. Melhores práticas de controle de infecção hospitalar

 

Além dos protocolos de segurança, em cada ponto do Centro Cirúrgico são seguidas as mais recentes normas e rotinas estabelecidas pelos principais órgãos regulamentadores do setor, orientações que estão prescritas nas diretrizes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da Unimed e reconhecidas pelas principais referências em controle de infecção e segurança hospitalar. Confira abaixo:

 

  • 3M: em 2022, pelo quarto ano consecutivo, o Centro Cirúrgico foi reconhecido na categoria Black Diamond pelas melhores práticas relacionadas ao preparo de pele, normotermia e incisão cirúrgica;

 

  • ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar): também em 2022, o Hospital Unimed participou da Avaliação das Práticas de Segurança do Paciente – Hospitais com UTI da ANVISA, sendo classificado como de Alta Conformidade. Entre outros indicadores, o órgão referendou a capacidade de Gestão de Risco associado à saúde de todo o complexo;

 

  • ONA: desde 2007, o Complexo Hospitalar Unimed é acreditado pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e desde 2009, com excelência, a nota máxima. A ONA é responsável pela principal metodologia de acreditação no Brasil, aprimorando a gestão, a qualidade e a segurança da assistência nas instituições acreditadas.

 

  • QMentum International Accreditation: Unidade Materno-Infantil do Complexo Hospitalar é acreditada internacionalmente, no nível máximo, por uma das mais conceituadas e exigentes distinções da área da saúde do mundo, a QMentum International Accreditation. Em Caxias do Sul, a Unimed é a única empresa da área da saúde a deter esta acreditação, sendo a segunda no Estado – no país, apenas em torno de 100 hospitais estão nesse patamar.

 

  • SBHCI: o serviço de Hemodinâmica, que atende junto ao Complexo Hospitalar, possui certificação por Distinção em Serviços de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista, elaborada pelo IQG – Health Services Accreditation em parceria com a Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista (SBHCI) e reconhecido pela Agência Nacional de Saúde (ANS).

 

Acreditações que se somam a outras importantes certificações recebidas pela Unimed Nordeste-RS. Confira todas delas em nosso site.

 

Leia também: Fique atento a Sepse! Confira os sintomas e como é a prevenção aqui na Unimed Nordeste-RS