O alho-poró, também conhecido como alho francês, está presente na culinária há anos, marcando presença em uma grande variedade de pratos. Da família das aliáceas, a mesma do alho, da cebola e da cebolinha, o legume tem sabor suave e adocicado, por isso, forma a base de tempero para tantas receitas.

 


Leia mais: como cultivar temperos naturais em casa

 

Continue lendo para conhecer os benefícios, como escolher e conservar corretamente o alho-poró e conferir ainda como inserir esse vegetal coringa no seu dia a dia.

 

Os benefícios do alho-poró

 

O alho-poró é uma hortaliça de origem europeia, mas cultivada em diferentes regiões do mundo, pois se adapta bem às diversas temperaturas e solos.

 

Apesar de o talo ser a parte mais consumida, suas folhas também podem ser incluídas em uma grande variedade de receitas, o que é uma boa forma de aproveitar melhor os nutrientes e ainda evitar desperdícios.

 

Entre os principais nutrientes presentes no alho-poró, podemos citar fibraspolifenóis e minerais, como fósforoferropotássio e cálcio. Além disso, sua alta concentração de água e baixo teor de lipídios o torna ainda uma ótima opção para quem busca uma alimentação mais saudável e menos calórica.

 

Por conta da concentração de água e dos nutrientes que mencionamos acima, o alho-poró está associado à prevenção da prisão de ventre e ao bom funcionamento do metabolismo.

 

Como comprar e conservar

 

Ao escolher o alho-poró nas feiras e supermercados, observe sua aparência e textura. O talo deve estar firme e as folhas verdes, sem áreas moles e escuras. Na geladeira, pode ser mantido em saco plástico por até cinco dias.

 

Afinal, o que fazer com o alho-poró?

 

Para aproveitar a hortaliça em praticamente qualquer prato salgado, basta cortar o talo no sentido do comprimento e consumir in natura ou refogado. Já as folhas têm sabor semelhante ao da cebolinha, sendo muito utilizadas na finalização de pratos, refogadas ou como um dos ingredientes no preparo de um bom caldo de legumes.

 

Mas, se você ainda não sabe muito bem como incluir o vegetal no seu cardápio, saiba que o que não falta é opção de pratos deliciosos!

 

O alho-poró pode ser a estrela de risotos, sopas, tortas e até de um clássico da culinária francesa, a quiche. Mas ele também funciona bem como coadjuvante, sendo um bom tempero para acompanhar o limão, o vinagre, a salsa, o alecrim, o azeite, entre outros, em praticamente qualquer receita salgada.

 

Agora que você já conhece o poder do alho-poró e sua versatilidade na cozinha, que tal incluí-lo no seu próximo momento especial? É só ter criatividade e aproveitar essa delícia.

 

Fonte: Unimed do Brasil.