Definir metas pessoais é algo que pode ser feito em qualquer momento da vida. Seja no fim do ano, após atingir um objetivo ou realizar uma mudança mais drástica, olhar para a nossa própria vida e se perguntar sobre os caminhos que queremos seguir e o porquê é algo enriquecedor e que permite o autoconhecimento e comprometimento com os próprios desejos e ambições.

 

 

Além de um exercício para elencar as prioridades e estabelecer pequenos passos para alcançá-las, esse é também um espaço para o seu desenvolvimento pessoal, identificando as potências e limites individuais, desenvolvendo sua autoconfiança e disciplina. Afinal, saber quem se é e onde se quer chegar, fica mais fácil traçar roteiros possíveis e que façam sentido para você, reduzindo assim a ansiedade e a frustração que acompanham as metas inalcançáveis.

 

Se você faz todo final de ano a sua listinha de desejos e metas para os próximos 365 dias, que tal fazer diferente em 2023 e construir algo mais “sólido”, como um planejamento estratégico pessoal? Essa forma de organizar as suas metas traz algumas vantagens como conseguir antecipar obstáculos no caminho e pensar de forma organizada na sua rotina.

 

Quer ver como começar? Confira abaixo três passos simples que podem te ajudar (lembre-se: é importante ter 100% de sinceridade na hora de definir as suas metas).


 

1 - Prepare-se

Antes de começar, pense nos benefícios que este planejamento pode trazer para você e escreva. Defina o que você quer como “recompensa” e deixe os seus pensamentos fluírem sem qualquer controle. Esse processo vai te ajudar a entender melhor o que você deseja realmente.

 

2 - Organize as suas ideias

Aqui você vai iniciar o seu planejamento propriamente dito. Liste e separe em “setores” os seus desejos, como por exemplo:

- Desejos pessoais: objetivos ou mudanças;

- Desejos profissionais: metas e caminhos relacionados ao trabalho ou carreira;

- Coisas para fazer urgentemente: o que você precisa começar já na primeira semana de janeiro de 2023?

- Coisas para fazer em um futuro próximo: o que você pode começar já no primeiro trimestre ou semestre do próximo ano?

- Desejos para a vida: quais são seus sonhos? O que te faria feliz?

E assim por diante. Você pode personalizar esses campos com o que faz sentido para você.

 

3 - Estabeleça metas

Agora que você já sabe o que quer, estabeleça metas reais para alcançar cada objetivo. Não precisa ser algo desafiador logo no primeiro dia do ano, o ideal é que você comece com metas modestas e alcançáveis nos primeiros meses e vá evoluindo. Isso vai te ajudar a construir a sua autoestima, e com o tempo, você pode desenvolver metas mais ambiciosas.

 

Em todos esses três passos, você pode utilizar o nosso planner como guia. Nele você pode escrever suas principais necessidades e entender como funciona a lógica do planejamento pessoal. Ele foi pensado pela nossa equipe especialmente para quem deseja mudar de hábitos, estabelecendo tanto planos a longo prazo e metas semanais para atingir essa mudança um hábito por vez.

 

Vale colar na parede, anexar à agenda, prender na geladeira, o que funcionar melhor para você. 

 

 

E lembre-se: planejamento é algo para ajudar você a cumprir suas metas, mas não pode ser uma prisão. Não esqueça que você precisa de tempo para relaxar e ter espaço para o inesperado. Um ótimo 2023!