Assim como o aumento dos casos de Influenza alguns anos atrás, a pandemia devido ao vírus SARS-CoV-2 (covid-19) nos alertou sobre a importância de manter hábitos que auxiliam no combate às infecções virais. Deixar janelas abertas, evitar contato quando apresentamos sintomas de gripe, lavar as mãos e utilizar álcool gel são alguns dos cuidados que, segundo os especialistas, vieram para ficar.

Com o inverno e a chegada dos dias mais frios, é tempo de prestar ainda mais atenção nestes hábitos. É que, em razão do clima e das aglomerações em locais fechados, ficamos mais expostos a doenças relacionadas ao sistema respiratório.

Por isso, neste texto, listamos algumas dicas importantes para te ajudar a passar longe das doenças virais. A revisão é da médica infectologista Joana Sanchotene:

 

Dicas para evitar gripes

- Lave suas mãos ou higienize-as com álcool gel diversas vezes por dia.
- Evite frequentar espaços fechados e com excesso de pessoas. Se for necessário, busque deixar o ambiente o mais ventilado e arejado possível.
- Ao espirrar ou tossir, cubra a boca e o nariz. Prefira usar lenço de papel descartável ao fazer isso.
- Mantenha uma dieta fica em frutas e verduras e não se esqueça de beber água! A imunidade é uma grande aliada do nosso organismo não só no inverno, mas em todas as estações.
- Se você tem dificuldade em ingerir água ao longo do dia, experimente bebê-la através de chás. Além de esquentarem mais, o que é uma boa pedida no inverno, os chás têm propriedades terapêuticas. Só vale lembrar que, apesar de ser um colaborador para o aumento da ingestão hídrica, o chá não substitui a água.
- Ao apresentar sintomas gripais, evite contato com outras pessoas, especialmente idosos e recém-nascidos.

 

A melhor forma de prevenir

Quando falamos em gripe, especificamente, é sabido que a vacina é a melhor maneira de se evitar a doença e suas complicações. A vacina tetravalente contra a gripe protege contra quatro tipos de vírus influenza: influenza A (engloba cepas H1N1 Victoria e H3N2 Darwin) e influenza B (Victoria e Yamagata).

A revacinação anual contra a gripe é fundamental por dois motivos. O primeiro é que a proteção conferida pela vacina cai progressivamente e precisa ser reforçada. O segundo é que vão ocorrendo variações nos subtipos de influenza circulantes e, por isso, a composição da vacina é ajustada anualmente. A vacina previne grande parte dos casos de gripe e, quando ela ocorre, é menos grave.

 

Como atualizar meu calendário vacinal?

A Central de Vacinas Unimed tem profissionais capacitados para auxiliar você a atualizar todas as suas vacinas. O atendimento compreende de crianças a idosos, passando por adolescentes e adultos, incluindo gestantes.

Em Caxias do Sul, a Central de Vacinas fica no Espaço + Saúde (Rua Sinimbu, 2590 – São Pelegrino). Você encontra estacionamento conveniado junto ao Espaço + Saúde, mas pode fazer contato por telefone, se preferir: (54) 3289.9300. O atendimento é de segunda a sexta, das 7h45 às 18h45, e sábado, das 8h às 12h.

Em Farroupilha, a Central está localizada na Rua Júlio de Castilhos, 651, Centro, e os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (54) 3289.9300.

Vale lembrar que as vacinas que não se encontram disponíveis nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS) podem ser tomadas na cooperativa médica, com valores especiais para clientes Unimed. E mesmo que você não tenha a carteirinha ou algum registro médico das que já foram aplicadas, pode procurar a Central mesmo assim. As doses variam conforme estoque.

 

Agora que você já sabe mais sobre como se prevenir das doenças virais, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!