Que a hora das refeições é muito importante nós já sabemos bem. Do café da manhã ao jantar, são os momentos em que paramos por alguns instantes para desfrutar novos sabores, além de absorver nutrientes que são fundamentais para a manutenção da saúde do organismo. No entanto, para alguns de nós esses momentos podem ser prejudicados pela sensação de alimento parado na garganta, engasgos ou dificuldades para engolir. Você já passou por isso?
 


A disfagia é uma alteração da deglutição, ou seja, uma condição que impacta o ato de engolir. Preste atenção aos sintomas:

– Tosse e/ou engasgos frequentes durante ou após comer e beber
– Sensação de alimento parado na garganta
– Dor ao engolir
– Perda de peso

E aí, se identificou com algum desses sintomas? Em alusão ao Dia Nacional de Atenção à Disfagia (20 de março), listamos cuidados que podem ajudar a amenizar o problema. Confira:

– Durante as refeições, estar sempre sentado.
– Permanecer sentado por 15 minutos após as refeições.
– Não ingerir qualquer alimento ou líquido via oral se estiver sonolento.
– Mastigar bem os alimentos.
– Atenção para cuidados de higiene oral após as refeições (escovação de dentes, língua, gengiva, céu da boca).

E lembre-se: apesar de todas as dicas, na presença de episódios de tosse e/ou engasgos durante a alimentação, procure um médico ou fonoaudiólogo. Estes são os profissionais que vão saber indicar o melhor tratamento e esclarecer todas as suas dúvidas.


 

Agora que você já sabe mais sobre a disfagia, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!