A glicemia de jejum é uma medida importante para o correto acompanhamento da nossa saúde. Ela mostra quanto açúcar temos no sangue quando estamos em repouso. Saber se esse nível está alto, baixo ou dentro do normal é fundamental para cuidar bem da saúde – especialmente se houver suspeita de diabetes –, sendo este um ótimo indicativo para entender e controlar possíveis problemas, ajudando a manter o bem-estar.

 


Veja também: 7 perguntas e respostas sobre diabetes

 

O diabetes é uma doença crônica caracterizada pelo acúmulo de glicose (açúcar) no sangue. Isso ocorre devido à diminuição na produção ou ação da insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas e que tem como principal função facilitar a entrada de glicose nas células para que possa ser utilizada como energia pelo corpo humano.

 

Confira a seguir um pouco mais sobre o que é glicemia de jejum e como interpretar os seus resultados.

 

O que é glicemia de jejum?

 

A glicemia de jejum refere-se aos níveis de glicose no sangue após um período de pelo menos 8 horas sem ingestão de alimentos ou bebidas calóricas. É uma medida comumente usada para avaliar a resistência à insulina, diagnosticar diabetes e monitorar o controle glicêmico em pessoas com essa condição. De forma geral, os valores de referência ficam entre 100mg/dL para a glicemia de jejum e 160mg/dL para medições após refeições.

 

Como saber se a minha glicose está alta, baixa ou na média? Confira os principais indicadores:

 

1. Glicose alta: acima de 100mg/dL

Se a glicose de jejum está consistentemente acima dos valores normais (geralmente 100 mg/dL), pode indicar resistência à insulina ou diabetes. Normalmente, passa-se a considerar o diabetes quando uma pessoa:

• Tem medições de glicemias em jejum com valor maior ou igual a 126 mg/dl;

• Medição de glicemia casual (sem jejum) com valor maior ou igual a 200 mg/dl;

• Quando ocorre a diminuição da tolerância à glicose: glicemia entre 100 e 125mg/dl em jejum de 8 horas.

Esses fatores demonstram que a pessoa tem uma tendência elevada a desenvolver o diabetes, sendo necessário um acompanhamento médico.

 

2. Glicose baixa: abaixo de 70mg/dL

Valores abaixo do normal (normalmente abaixo de 70 mg/dL) podem indicar hipoglicemia, o que pode causar sintomas como tontura, confusão e, em casos extremos, desmaios. A hipoglicemia pode ser causada por jejum prolongado, excesso de insulina ou condições médicas subjacentes.

 

3. Glicose na faixa média (100mg/dL)

Valores dentro da faixa normal indicam um bom controle glicêmico e são essenciais para a prevenção de complicações relacionadas ao diabetes. Manter uma dieta equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e monitorar os níveis de glicose são estratégias importantes para manter a glicemia nesta faixa.

 

Confira 3 dicas para manter a glicemia sob controle:

 

• Alimentação balanceada: consuma uma dieta rica em fibras, vegetais, proteínas magras e grãos integrais e evite o consumo excessivo de açúcares e carboidratos refinados;

• Exercícios regulares: a atividade física regular ajuda a melhorar a sensibilidade à insulina e a manter os níveis de glicose sob controle;

• Monitoramento constante: visite seu médico de confiança e siga as orientações do profissional de saúde para monitorar sua saúde metabólica, realizar os exames de glicemia de jejum e observar qualquer padrão anormal.

 

Compreender os níveis de glicose na glicemia de jejum, adotar hábitos saudáveis e realizar monitoramentos regulares são hábitos que podem te ajudar a controlar melhor a sua saúde e ter uma melhor qualidade de vida, mas não esqueça: consulte sempre um profissional de saúde para uma avaliação personalizada e orientações específicas para o seu caso.

 

Saiba mais sobre o diabetes: 3 dicas fundamentais para manter a qualidade de vida após o diagnóstico de diabetes