Por meio de técnicas que combinam respiração e meditação, a prática da ioga tem se mostrado eficaz contra os sintomas da ansiedade e da depressão. Tanto é assim que a ioga foi reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) como uma estratégia efetiva no enfrentamento de problemas relacionados à saúde mental.

 

Vamos ver a seguir como a ioga pode fazer a diferença na sua vida?

 

Ioga e ansiedade

 

 

Durante a prática da ioga, o corpo libera neurotransmissores como dopamina, endorfina e serotonina. Esses hormônios promovem a sensação de bem-estar e aliviam os sintomas associados à ansiedade.

 

Adicionalmente, a associação entre exercícios de respiração, concentração e atenção cria um estado de equilíbrio que pode ajudar a lidar com a ansiedade de forma mais eficaz.

 

Como você viu, prática da ioga tem tudo a ver com foco e atenção. E esse poder de concentração ajuda em muitas outras esferas da vida.

 

Benefícios da ioga

Além dos benefícios da ioga para ansiedade e a saúde mental, a prática também traz vantagens significativas para a saúde como um todo. Confira:

 

Melhora o condicionamento físico – a atividade promove a flexibilidade, o fortalecimento e a resistência muscular; melhora o condicionamento cardiorrespiratório e ajuda na regulação da pressão arterial.

 

Alivia dores pelo corpo – o fortalecimento muscular e a flexibilidade promovidos pela ioga garantem mais estabilidade postural, o que ajuda a aliviar tensões e dores que afetam regiões como pernas, costas, ombros, pescoço e cabeça.

 

Leia também: 5 brincadeiras para a família inteira movimentar o corpo 

 

Dicas para começar a praticar ioga

 


Com avaliação inicial de um profissional qualificado, gestantes também podem praticar ioga e usufruir de todos os seus benefícios.

 

É importante passar por uma avaliação inicial com um profissional qualificado antes de começar a prática e o ideal é buscar por profissionais com formação específica em ioga.

 

A prática pode ser iniciada em qualquer fase da vida, sem restrições de idade, desde que as atividades sejam adaptadas às capacidades individuais de cada um.

 

Agora que você compreende como a ioga pode beneficiar sua saúde física e mental, que tal começar a praticar? Integrar a ioga à sua rotina pode ter um impacto significativo na sua qualidade de vida.

 

E por falar em qualidade de vida, sabia que a gestante também pode praticar ioga para aliviar desconfortos comuns na gravidez? Clique aqui e leia mais sobre gravidez semana a semana: o que você precisa saber.

 

Fonte: Unimed do Brasil.