A tireoide tem um papel fundamental na manutenção da nossa saúde. Isso você já deve saber. Mas você já se perguntou o que é tireoide e para que ela serve? E quais são os principais sinais de alerta quando falamos em saúde da tireoide?

Para esclarecer suas dúvidas, conversamos com a médica endocrinologista Daniela Fedrizzi. Confira 4 perguntas e respostas sobre o assunto a seguir:

 

1. O que é a tireoide?
 


A tireoide é uma glândula endócrina localizada na parte anterior do pescoço, em frente à traqueia. Apesar de sua grande importância, a tireoide é bem pequena: tem o formato aproximado de uma borboleta e pesa cerca de 15g.

 

2. Qual sua função? 

A função da tireoide é produzir tiroxina (T4) e triiodotironina (T3), que são hormônios reguladores finos de diversas funções do nosso organismo, como a regulação do gasto energético e da temperatura corporal. Esses hormônios atuam nas funções do fígado, rins, coração e cérebro, interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento de crianças, peso, humor, memória, ciclo menstrual e fertilidade.

 

3. Quais são as principais doenças que acometem a tireoide?

As doenças tireoidianas mais frequentes são o hipotireoidismo, o hipertireoidismo e os nódulos de tireoide. O hipotireoidismo acontece quando os níveis de tiroxina (T4) e triiodotironina (T3) estão muito baixos no sangue, causando sintomas como desaceleração dos batimentos cardíacos, sonolência e cansaço excessivos, intestino preso, menstruação irregular e até depressão. Já o hipertireoidismo se caracteriza pela presença de quantidades excessivas dos hormônios da tireoide no sangue, condição que se manifesta por intensificação da atividade metabólica do organismo, aumento do volume da tireoide, emagrecimento, taquicardia e outros sintomas.

 

4. Quais os sinais de alerta quando falamos na saúde da tireoide?

Os sintomas e sinais mais frequentes costumam ser cansaço crônico, alterações discretas do peso corporal (tanto para mais quanto para menos), mudanças do humor e do padrão de sono, e alterações de pele, cabelos ou unhas. É importante frisar que esses sintomas não são exclusivos das tireopatias e podem aparecer também em uma série de outras condições de saúde não relacionadas à tireoide. Por isso, consulte seu médico: é ele quem vai saber indicar os exames e procedimentos adequados para a identificação correta do seu problema e, consequentemente, o melhor tratamento.

 

Agora que você já sabe mais sobre a tireoide, não se esqueça de acompanhar nosso blog e outros canais para ficar por dentro de todas as novidades e conteúdos da Unimed Nordeste-RS!