A pele é o maior órgão do corpo humano e, como todos os demais, também requer cuidados especializados.

 

São estes cuidados que ajudam a evitar doenças graves responsáveis por comprometer a qualidade de vida, bem como danos permanentes que afetam a autoestima.

 

Por isso, realizar um acompanhamento regular com um médico-dermatologista é importante para a prevenção e diagnóstico precoce de doenças e também para manter a pele saudável e com o aspecto desejado.

 

Se você ainda não realiza esse acompanhamento ou não sabe quando procurar um profissional, confira a seguir algumas dicas que podem ajudar.

 


Veja também: 5 doenças mais comuns do verão e como preveni-las

 

A nossa pele reflete os nossos hábitos de vida, dando pistas sobre problemas mais graves de saúde e desempenhando um papel importante na construção da nossa autoestima. É por isso que consultas regulares com um dermatologista são fundamentais.

 

Contar com o acompanhamento do seu médico de confiança não apenas ajuda a identificar lesões e doenças graves, como o câncer de pele, que podem passar despercebidas na correria do dia a dia, mas também pode contribuir para melhorar nosso bem-estar físico e mental por meio de tratamentos estéticos seguros realizados por profissionais qualificados.

 

Como saber quando devo ir ao dermatologista?

É muito comum que busquemos a ajuda de um dermatologista apenas quando notamos algo diferente em nossa pele, mas saiba que você pode procurar o médico se perceber qualquer problema relacionado à pele, cabelo ou unhas, desde dores e desconforto a até mesmo por motivos estéticos. Seja qual for o caso, a prevenção é sempre o melhor caminho.

 

Confira alguns sinais que podem indicar a necessidade de consultar um dermatologista:

 

Problemas de pele persistentes: se você está enfrentando problemas como erupção cutânea, manchas, coceira ou descamação que não melhoram com o tempo, é aconselhável consultar um dermatologista;

 

Mudanças em pintas ou sinais pré-existentes: caso note alterações na cor, tamanho ou forma de uma pinta ou sinal pré-existente na pele, consulte um dermatologista para avaliação e, se necessário, biópsia para identificar possíveis doenças de pele;

 

Acne persistente ou grave: se a acne não estiver respondendo aos tratamentos convencionais ou estiver causando cicatrizes, um dermatologista pode ajudar a encontrar melhores opções de tratamento para o seu caso;

 

Problemas no cabelo ou couro cabeludo: queda de cabelo excessiva, caspa persistente, coceira no couro cabeludo ou outras condições capilares também podem ser tratadas por um dermatologista especializado;

 

Doenças da pele hereditárias: se você tem histórico familiar de condições de pele como psoríase, eczema ou dermatite, é aconselhável consultar um dermatologista periodicamente para acompanhamento;

 

Crescimento anormal de unhas das mãos ou dos pés: assim como em problemas no couro cabeludo, você também pode procurar um dermatologista caso note mudanças significativas nas unhas, como espessamento, descoloração, deformidades ou dores excessivas;

 

Procedimentos estéticos: se estiver interessado em opções de cuidados com a pele para prevenir ou tratar sinais de envelhecimento, como rugas, linhas finas ou manchas escuras, um dermatologista é sempre a melhor opção. Somente o médico pode indicar e realizar tratamentos estéticos seguros e personalizados para o seu caso.

 

Seja para tratamento, prevenção ou orientação estética, procurar um dermatologista diante de qualquer alteração na pele é fundamental para garantir a sua saúde e bem-estar a longo prazo. Não espere que os problemas se agravem; agende uma consulta e cuide da saúde da sua pele.

 

Como encontrar um dermatologista?

Poder contar com o seu médico de confiança faz toda a diferença quando você está buscando cuidados com a sua saúde. Se você é cliente Unimed, saiba que tem, todos os dias, uma rede ampla e qualificada de médicos à sua disposição. Para conferir o profissional mais próximo de você, basta acessar o Guia Médico, incluir seus dados e a especialidade que deseja procurar. Após, clique em pesquisar e confira todas as opções de atendimento disponíveis na sua cidade.

 

Veja também: cuidado que transforma vidas - a importância do acompanhamento médico no dia a dia